a

O CTO – Centro de Terapia Oncológica é uma clínica dedicada aos pacientes portadores de neoplasias, que atende particular, SUS e Convênios.

(24) 2244-2005

contato@ctopetropolis.com.br
Rua Dr. Sá Earp, 309 - Petrópolis/RJ

Notícias Recentes

Segunda - Sexta 08:00 - 18:00

Sábado - Domingo FECHADO

(24) 2244-2005

Rua Dr. Sá Earp, 309

Centro - Petrópolis/RJ

Siga nos

Oncologista do CTO, Carla Ismael, concede entrevista à Inter TV no Dia Mundial do Câncer

Oncologista do CTO, Carla Ismael, concede entrevista à Inter TV no Dia Mundial do Câncer

Especialista fala sobre importância do diagnóstico precoce, prevenção e tratamento

Oncologista do Centro de Terapia Oncológica (CTO), Carla Ismael conversou na manhã desta quinta-feira (4), Dia Mundial do Câncer, com a equipe de jornalismo da Inter TV. Durante o bate-papo, a especialista ressaltou alguns fatores importantes que podem ajudar a salvar vidas, como o diagnóstico precoce do câncer.

Carla Ismael explica sobre as melhores maneiras de identificar o câncer em seu estágio inicial: “No caso do câncer de mama, é fazendo a mamografia a partir dos 40 anos de idade. Já os homens devem fazer o exame de sangue PSA a partir dos 50 anos. Também é importante que tanto homens quanto mulheres sempre estejam atentos ao aparecimento de pintas, caroços no corpo porque podem significar um câncer e, no caso do melanoma, pode provocar metástase”, diz.

A médica também falou sobre exames que ajudam a identificar o estágio em que o câncer está, como o PET CT. “O contraste mostra células que estão em multiplicação anômala”, afirma. Com relação ao tratamento, ela afirma que existem muitos novos, como a imunoterapia – que ativa a própria resposta imune do paciente para atacar as células tumorais.

Carla Ismael também explicou a preocupação dos médicos com relação à pandemia do novo coronavírus que pode agravar os casos de câncer. “O que acontece geralmente é que o paciente tem algum tumor em estágio inicial, mas aí fica com medo de ir ao hospital por receio de pegar a covid-19 e aí a coisa evolui”, alerta ressaltando a importância de buscar a prevenção, tratamentos adequados caso a doença seja diagnosticada e, neste momento, também todos os cuidados contra a covid-19.

Não tem comentários

Deixe um comentário